A Pixtar Eletrônica é uma empresa originalmente dedicada à produção de acessórios eletrônicos para veículos. Com a tecnologia desenvolvida na produção de suas buzinas eletrônicas, a Pixtar expandiu suas atividades para outros segmentos onde existe necessidade de soluções baratas e de qualidade para a implantação de efeitos sonoros ou mensagens de voz, como em brinquedos de parques, centrais de mensagens de áudio para indústrias, sirenes para proteção veicular ou patrimonial, etc.

Fundada em 1998, a Pixtar nasceu basicamente de uma idéia original de seu fundador, o engenheiro eletrônico Aldo Felicio Naletto. Em 1994, em meio a um dos muitos congestionamentos de São Paulo, Aldo entediava-se com o bi-bi fom-fom ao seu redor quando de repente lhe veio a idéia de criar uma buzina que tivesse sons diferentes. Sentindo as enormes possibilidades deste produto, Aldo nem ligou mais para o congestionamento, chegando ao seu destino com boa parte do projeto de sua buzina eletrônica já definido.

Em 1995 foram produzidas algumas unidades experimentais que tinham um único som. Após muitas pesquisas com novos componentes surgidos no mercado, no fim de 1997 foi criada a Pix20, a primeira buzina eletrônica com 7 sons. Em seguida, no início de 1998, foi fundada a Pixtar Eletrônica, para produzir e comercializar o novo produto. Novos modelos foram sendo lançados nos anos seguintes, como a Pix207 (sucessora da Pix20) e a Pix300rc, com controle remoto e até 13 sons.

Patenteada no Brasil em 1998, a buzina eletrônica vem fazendo sucesso não somente por aqui como também nos diversos países para os quais foi levada - geralmente pelas mãos de brasileiros residentes no exterior - sendo conhecida também como "novelty horn" ou "Tarzan horn". Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, Itália, Inglaterra, Africa do Sul, Angola e Japão são alguns dos países que já conhecem e apreciam esta irreverente e divertida invenção brasileira.

 

Volta para a Home